Sevite Home Care

Compartilhe

Também chamada de ELA, a Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença ainda sem causa específica conhecida. Na ELA, alguns neurônios localizados no cérebro e na medula espinhal sofrem uma degeneração progressiva, perdendo a capacidade de transmitir impulsos nervosos.

O principal sintoma atribuído à ELA é a fraqueza muscular, juntamente com o endurecimento e atrofia dos músculos, iniciando geralmente em um dos lados do corpo. Cãibras, espasmos, perda de sensibilidade e tremor muscular também são comumente atribuídos à doença. O físico britânico Stephen Hawking, morto em 2018, foi um dos portadores mais conhecidos mundialmente da ELA.

A incidência da ELA (média cerca de 1 / 50, 000 por ano) e prevalência (média cerca de 1 / 20, 000) são relativamente uniformes nos países ocidentais, apesar de terem descritos focos de maior frequência no Pacífico Ocidental. No geral, há uma ligeira preponderância do sexo masculino (razão entre homens e mulheres de cerca de 1,5:1).

Quanto antes o paciente inicia o acompanhamento e tratamento, melhor é a evolução da doença que ainda não tem cura. Por isso, essa importante data lembra sobre a necessidade de não subestimar os sintomas e procurar apoio médico o mais breve possível.


Compartilhe
Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos ajudar?