Sevite Home Care

Pacientes podem ter descontos na conta de luz

Pacientes podem ter descontos na conta de luz

Poucos sabem os benefícios para quem tem doenças grave ou crônicas. Isso é um direito do paciente, mas muita gente não é informada. Eles podem ter desconto de até 60% na conta de luz. As famílias que tem renda mensal de até três salários mínimos podem requerer este benefício.

O desconto na conta de luz para pessoas doentes que mantêm equipamentos elétricos pode variar de 10% até 65% na conta. Especialmente os pacientes em assistência domiciliar que utilizam muitos equipamentos médicos em casa, tais como concentrador de oxigênio, ventilador mecânico, aspirador de secreção, nebulizador entre outros, e cuja conta de energia aumenta substancialmente, podem requerer a tarifa social.

Em muitas situações o paciente e seu familiar desconhecem os procedimentos para solicitar o benefício. No caso da redução da conta de luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) preparou uma cartilha, que orienta a pessoa interessada aos procedimentos que deve realizar para gozar do benefício da tarifa social de energia elétrica.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é regulamentada pela Lei nº 12.212, de 20 de Janeiro de 2010 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12212.htm). Em se tratando de Lei, é um DIREITO do consumidor. Para obter orientações acerca de como se beneficiar:

  • Estabeleça contato com a Concessionária de energia da sua localidade (ex.: CEEE, AES, etc .). O contato você localiza na própria conta de luz;
  • Estabeleça contato com a ANEEL se for necessário, em caso de negativa por parte da Concessionária da sua localidade. A ANEEL poderá orientar sobre como proceder;
  • Ainda assim, se não conseguir as devidas providências da Concessionária e/ou da ANEEL, busque orientação no Ministério Público da sua localidade, este órgão é responsável pela defesa dos interesses da sociedade e pela fiel observância da Constituição e da legislação.

Clicando aqui você pode acessar a cartilha da ANEEL com outras orientações sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Benefícios da fisioterapia em pacientes que fazem hemodiálise

Benefícios da fisioterapia em pacientes que fazem hemodiálise

A hemodiálise é tratamento que tem como objetivo realizar a função dos rins, quando estão debilitados e não funcionam corretamente. Fazendo a filtragem do sangue e removendo o excesso de toxinas, sais minerais e líquidos.

Esse tipo de tratamento é indicado normalmente para pacientes que possuem insuficiência renal. O tratamento é realizado em clinicas de hemodiálise ou hospitais, e o número de sessões pode variar de acordo com a gravidade do comprometimento renal.

A hemodiálise é um procedimento invasivo que leva limitações e a longo prazo pode apresentar várias complicações que reduzem a qualidade de vida desse paciente.

Pacientes nessas condições de tratamento podem apresentar grande perda de massa muscular, disfunções musculoesquelética, câimbras musculares, fadiga, entre outras condições que podem ser trabalhadas com o fisioterapeuta.

A fisioterapia é um recurso importante na reabilitação de muitas patologias, e pode atuar também na prevenção das consequências que trazem a hemodiálise.

Trazendo uma melhora na capacidade funcional, redução das câimbras, aumento da força muscular, melhora na qualidade de vida, mais eficiência da diálise além da melhora nos parâmetros cardiovasculares, e no ganho de sobrevida.

Para mais informações acesse os links que seguem abaixo:

https://interfisio.com.br/o-impacto-da-fisioterapia-nos-pacientes-renais-cronicos-submetidos-a-hemodialise-uma-revisao
https://www.tuasaude.com/hemodialise
http://bibliotecaatualiza.com.br/arquivotcc/FUTI/FUTI10/LINS-luana.pdf

Cuidados com a Sonda Nasoentérica no domicilio

Cuidados com a Sonda Nasoentérica no domicilio

A Alimentação é um dos fatores fundamentais no processo de recuperação dos pacientes,  e a nutrição por sonda nasoentérica (SNE) é de extrema importancia quando utilizada em pacientes que necessitam de aporte nutricional. A nutrição SNE é uma alternativa de ingestão de alimentos que pode ser feita atraves de uma sonda posicionada no estômago, duodeno ou jejuno. Nestas situiações, os cuidadores domiciliares são uma figura importantes no processo de recuoperação e cuidados do paciente, muitas vezes colocando os pacientes ao cuidados da familia  que não estão preparados para manusear a dieta do paciente, gerando um risco aos pacientes se não receberem instruções adequadas, portanto o objetivo deste artigo é demonstrar a importância dos cuidadores para que os pacientes recebem a alimentação necessária em horários definidos, na via certa e de forma correta.

A assistência domiciliar é recente no sistema público brasileiro, assim sendo trabalhado aos poucos sobre os cuidados domiciliares, após várias noticias, um caso que repercurtiu bastante no G1, foi em 2012 um caso que o filho administrou dieta na via errada na mãe, a adminstrção de dietas enterais e os cuidados com a sonda estão inseridos nos cuidados que o cuidador pode realizar, mas a partir das atribuições delegadas ao cuidador, devem-se avaliar os fatores de riscos, e se o cuidador sabe reconhecer quando a sonda entérica está obstruída ou mal posicionada, para que possa ser delegado a ele esta atricuição, caso necessario deve ser realizados mais treinamentos, partindo do principio que a equipe não ficaria o tempo todo com o paciente/familiar portanto os familiares devem  ser capacitados para realizar alguns procedimentos de menor complexidades ao paciente em seu domicilio.

O Ministerio da saúde desenvolveu em 2008, um Guia Prático do Cuidador, aonde trás de forma simples e de bom entendimento sobre a nutrição enderal, onde cita como fixar a sonda, a posição adequada para infundir a dieta e a melhor posição para o paciente, pendurar o frasco da dieta bem mais alto que a pessoa, injetar a dieta lentamente gota a gota, número de vezes de alimentação ao dia e a quantidade, lavar a sonda com água após a alimentação, manter a sonda fechada sempre que não estiver em uso, a dieta enteral deve estar em temperatura ambiente, se a sonda deslocar ou ser retirada acidentalmente, não tente recoloca-la, chame a equipe de saúde, lave com água e sabão o equipo, seringa e o frasco e enxague com água fervendo. São cuidados simples que fazem toda a diferença para manter o paciente alimentado com segurança.

Para maiores informações acesse o Guia Prático do Cuidador.

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos ajudar?