Sevite Home Care

PERGUNTAS FREQUENTES

Perguntas Frequentes

Informações para ajudar a entender melhor nossos serviços.

Home Care ou atendimento domiciliar é a prestação de cuidados de saúde em casa, realizada através de uma equipe multidisciplinar especializada, oferecendo segurança e maior conforto aos pacientes.

Como o tratamento é realizado fora de uma unidade de saúde especializada, podem ocorrer limitações no atendimento, principalmente em internações domiciliares. 

Por isso, é muito importante uma avaliação prévia com a equipe da SEVITE, que analisará as necessidades para a construção de um plano de atendimento domiciliar adequado.

São muitas as vantagens para o paciente e familiares. Citamos aqui algumas:

  • Por estar em um ambiente domiciliar corre-se menos riscos de contaminações ou infecções.
  • Cuidados de saúde em casa favorece muito o estado emocional dos pacientes, proporcionando muitas vezes melhor resposta terapêutica ao tratamento proposto.
  • Assistência individualizada e personalizada com manutenção da rotina domiciliar, trazendo o envolvimento da família nas tomadas de decisões, promovendo assim, um cuidado mais humanizado.
  • Esse contato mais intenso com os familiares faz com que todos eles estejam mais envolvidos e engajados com a enfermidade do membro da família. Isso pode facilitar o processo de cura ou, pelo menos, estabelecer mais empatia durante o processo.
  • Segurança para o paciente e melhor adesão ao tratamento.
  • Redução do tempo de internação hospitalar e reinternações.
  • Ao trabalhar com cuidados residenciais, os custos assistenciais em relação a uma infraestrutura hospitalar são menores. 
  • Com o home care, nem todos os pacientes que demandam atenção contínua estão internados em um hospital e, por estarem em casa, há liberação de leitos nas instituições, o que garante a prestação de serviços médicos para uma maior parte da população.
  • Essa área demanda especialistas de áreas distintas. Isso favorece o emprego de mais profissionais da área da saúde, ampliando o horizonte de locais de atuação.

Como o tratamento é realizado fora de uma unidade de saúde especializada, podem ocorrer limitações no atendimento, principalmente em internações domiciliares. 

Toda prestação de serviço tem vantagens e desvantagens. No home care não é diferente. Por isso, listamos alguns desafios que você pode encontrar tanto no momento de implementação da logística quanto no dia a dia: 

  • Clareza do que está incluso no cuidado home care e o que não está. Podem existir situações em que limites sejam ultrapassados pelos familiares. Como por exemplo: Muitas vezes, são solicitadas tarefas que não seriam funções da equipe.
  • Resistência dos pacientes para adesão ao tratamento.
  • Estabelecer boa comunicação tanto entre os profissionais que fazem o atendimento, quanto com os feedbacks que a família precisa.
  • Falta de infraestrutura adequada na residência.
  • Incentivar a autonomia dos familiares responsáveis pois eles acompanham o paciente na maior parte do tempo.

Na grande maioria das vezes essa modalidade é indicada pelo médico do paciente. Muitas vezes acontece após alta de internação hospitalar, para continuidade dos cuidados em casa.

Mas podemos dizer, de forma geral, que todos os pacientes que precisam algum cuidado especializado de saúde e possuem uma condição estável podem se beneficiar de atendimento domiciliar.

Por exemplo: pacientes em recuperação pós-operatória, fazendo uso de medicação injetável, oxigenoterapia, sondas, curativos complexos, com doenças crônicas ou terminais, gestantes e pós-parto, dificuldade de locomoção, entre tantas outras situações.

Portanto, qualquer pessoa que necessite de um cuidado básico, até atendimento especializado de Home Care, terá indicação de atendimento domiciliar, após avaliação da nossa equipe.

Oferecemos equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. Após a primeira avaliação das necessidades do paciente é definido o plano de atendimento, que terá supervisão constante da coordenação de enfermagem.

A família precisa estar ciente que tem um papel importantíssimo no cuidado em casa. Normalmente é definido uma pessoa da família, que manterá a comunicação com a equipe multidisciplinar, e que ajudará na adesão ao tratamento, controle de medicações, incentivo aos hábitos saudáveis, por exemplo.

No atendimento domiciliar o paciente recebe cuidados semelhantes ao que receberia em um ambulatório. Já na Internação domiciliar, o paciente recebe cuidados semelhantes ao que receberia em uma internação hospitalar.

A internação domiciliar se caracteriza pela presença, em esquema de plantão, de uma equipe de técnicos em enfermagem na casa do paciente em frequência estabelecida de acordo com as indicações.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

Muitos pacientes optam por cuidados paliativos em ambiente domiciliar. O maior benefício é a possibilidade de continuar em seu contexto familiar e social, recebendo atenção e cuidados especializados. Os familiares e/ou cuidadores também se beneficiam por ficarem próximos aos seus entes queridos e receberem orientações da equipe multidisciplinar.

Pode parecer básico, mas o passo número um para começar a atuar na área de home care é ser do ramo da saúde com as devidas formações exigidas em cada área.

O que a SEVITE solicita:

  • Registro no conselho.
  • Atualização constante.
  • Boa comunicação.
  • Trabalho em equipe.

Para montar toda a infraestrutura, a família precisa garantir que o espaço possa prover algumas coisas básicas, no quesito sanitário e para tornar mais fácil o manuseio de alguns equipamentos. Essa orientação pode surgir da equipe médica e de enfermagem. Por exemplo: 

  • A casa precisa ter água potável e de boa qualidade.
  • Ter energia elétrica para deixar os ambientes sempre claros e iluminados. 
  • O ideal é ter um quarto que será utilizado somente pelo paciente. Ao menos duas tomadas precisam ter nesse local para evitar sobrecarga. 
  • É indicado que a roupa de cama seja trocada diariamente.
  • Barras de apoio são uma boa pedida para evitar riscos de queda. 
  • A SEVITE avalia se há necessidade de alguma alteração no ambiente.

Oferecemos atendimento particular e por credenciamento a planos de saúde.

Para quem tem planos de saúde, a liberação deve ser feita pela instituição e uma justificativa médica precisa ser encaminhada para entendermos a real necessidade clínica, uma vez que a modalidade não é obrigatória. A Agência Nacional de Saúde Suplementar é quem define quais especialidades podem ser oferecidas pelas operadoras. 

Para atendimento particular solicite avaliação através dos nossos canais de comunicação.

Estamos aqui para cuidar de quem você ama.

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos ajudar?