Quando suspeitar de atraso no desenvolvimento do meu filho?
Você sabia que, diferente do que pensam, a fisioterapia pediátrica não se aplica somente para crianças com alguma patologia diagnosticada?
Os pais não precisam de um diagnóstico médico para procurar um fisioterapeuta.
O atraso no desenvolvimento motor pode ocorrer por alguma complicação durante a gravidez, que gera alguma alteração na integridade do SNC(sistema nervoso central) ou apenas por falta de estímulo e oportunidades para o bebê.
O ambiente em que a criança está inserida, a rotina familiar, são muito importantes no seu desenvolvimento. Pois é aonde o bebê tem suas primeiras experiências e oportunidades. Por isso a fisioterapia pediátrica domiciliar pode ser muito importante para esse desenvolvimento. O profissional fisioterapeuta, juntamente com os pais, estará fazendo as adaptações e estímulos necessários, para gerar oportunidades para o bebê explorar esse ambiente de forma segura e aprimorar o seu desenvolvimento motor.
COMO PODEMOS OBSERVAR SE O BEBÊ TEM ALGUM TIPO DE ATRASO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR?
Ficando atentos as principais habilidades que ele deve ir adquirindo com o passar o tempo.
PRINCIPAL MARCO MOTOR – 1 TRIMESTRE – CONTROLE CERVICAL
PRINCIPAL MARCO MOTOR – 2 TRIMESTRE – CONTROLE DE TRONCO
PRINCIPAL MARCO MOTOR – 3 TRIMESTRE – TROCAS DE POSTURAS – sustentar a posição de gatas (engatinhar)
PRINCIPAL MARCO MOTOR – 4 TRIMESTRE – POSTURA DE PÉ – Já consegue manter a postura de pé. Início dos primeiros passos (ainda instáveis)
Caso a criança tenha alguma dificuldade em desenvolver alguma dessas habilidades, dentro do esperado para o trimestre em que o bebê se encontra, é importante a avaliação de um fisioterapeuta, que é muito mais ampla, avalia outros marcos motores, ausência ou permanência de reflexos, movimentos voluntários e etc.
Assim podendo ser constatado o motivo do atraso, que pode ser resolvido somente com a fisioterapia e os estímulos em casa, ou caso necessário, a fisioterapia combinada com o encaminhamento para um neurologista.